Saúde e Postura

Preciso fazer abdominal ou exercícios físicos?

O Elastique não imobiliza o tronco como um corset tradicional, por isso não exige tanto exercício compensatório, mas deixar de ter uma rotina de exercícios é prejudicial para saúde a médio prazo, principalmente considerando a redução de movimentação do tronco. O ideal para definir a frequência e intensidade dos treinos é avaliar cada caso individualmente com um profissional de educação física, que levará em consideração a faixa etária, o perfil de atividades e o tempo de uso da peça.

Pessoas obesas podem fazer o uso do Elastique?

O Elastique pode ser usado por qualquer pessoa que o estado de saúde permita a alta compressão na região do tronco. É importante sempre certificar-se de que a peça está sendo usada no tamanho recomendado pela nossa Tabela de Tamanhos, pois o uso de uma peça que exerça pressão extra indevida pode causar problemas.

Quem tem escoliose pode usar o Elastique?

Caso a escoliose seja de um grau, a peça pode ser usada sem problemas. Lembre-se, no entanto, que é fundamental consultar um médico para certificar-se de que seu estado de saúde permite a compressão oferecida pela peça. Caso a escoliose seja de origem degenerativa ou por atrofia muscular, o uso do Elastique não é recomendado.

Quem tem doenças degenerativas pode usar o Elastique? 

Pessoas com doenças degenerativas que afetam nervos, ossos ou músculos não devem fazer o uso da peça sem a autorização e acompanhamento médico.

É normal sentir dores nas costas ao usar o Elastique?

A localização e intensidade da dor devem ser observadas. É comum sentir desconforto nos primeiros dias devido à correção da postura que é forçada pela peça. Se a dor for leve e localizada na região cervical, pode ser ocasionada por má postura prévia. Se a dor é lombar, pode estar relacionada com o uso inadequado de uma peça menor.

Na segunda semana de uso, qualquer desconforto inicial deve ter desaparecido, mas, caso persista, pode estar relacionado com o enfraquecimento muscular ou algum problema prévio de saúde. Nesse caso, suspenda o uso e consulte um médico.

Quem tem piercing ou tatuagem na região pode usar o Elastique? 

O Elastique pode ser usado se o piercing ou tatuagem estiverem cicatrizados. Consulte o prazo de cicatrização com o responsável pelo procedimento. Em piercings, a liberação geralmente ocorre após quatro dias. Já a liberação da  tatuagem a liberação normalmente ocorre após trinta dias.

Pessoas com diástase abdominal podem fazer o uso do Elastique? 

A diástase possui vários graus de afastamento, por isso é necessário consultar um fisioterapeuta especializado para avaliar a forma de compensação do tônus muscular e se o uso da peça é de fato adequado ao caso em específico.